domingo, janeiro 14, 2007

Mesa de Cabeçeira - Contos de amor, loucura e morte (Horacio Quiroga)


"Horacio Quiroga (1878 - 1937), contista, poeta e romancista uruguaio que passou a maior da sua vida curta nas selvas argentinas; um dos mais importantes nomes da literatura hispano-americana de todos os tempos. A sua obra tem sido comparada à de Poe, Kipling, Maupassant e Tchekov, pela sua capacidade criativa e técnica de condensar num espaço narrativo relativamente curto os temas existenciais e filosóficos mais profundos.
A tragédia foi uma companheira próxima e permanente na vida do escritor: morte acidental do pai e suicídio do padrasto, morte acidental do seu melhor amigo causada pelo próprio com uma arma de fogo, morte dos seus filhos, suicídio da sua esposa, exílio nas selvas argentinas e, finalmente suicídio do próprio por ingestão de cianeto.
A sua obra, de qualidade literária incontestável, inclui, para além destes Cuentos de amor de locura y de muerte (1917), Cuentos de la Selva (1918), Anaconda (1921) e El Desierto (1824)."

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!Se vc gosta de contos de suspense e horror, eu lhe indico o livro Os Melhores Contos de Medo, Horror e Morte, editado por Flávio Moreira da Costa.Há nele contos de vários autores ótimos, e até mesmo um conto de Horácio Quiroga (O Travesseiro de Penas).Vale a pena conferir ;)

Jorge Oppenheim disse...

O horacio quiroga so agora foi traduzido em Portugal...Mas vou pesquisar sobre o tal Flávio moreira dos Santos. Obrigado pela dica!