domingo, maio 13, 2007

New Moon, Elliot Smith

"New Moon" é o (segundo) álbum póstumo de Elliot Smith, que desapareceu em 2003. Este disco reúne 24 demos gravadas entre 1995 e 1997, reunidas agora por Larry Crane. Encaro (e compreendo?!) este álbum como uma espécie de síntese de uma obra, talvez, um pouco esquecida na prolífera década de 90. Confesso que eu próprio apenas o descobri tarde demais...As músicas compiladas em "New Moon" ultrapassam uns míseros lados b. Pelo contrário, dada a qualidade, são verdadeiros lados a, tão essenciais quanto a sua discografia. É quase noite, uma fina tristeza toma conta de mim, "there's a riot coming", de repente a minha viola entra rubidamente num grave espirilar de canções - O Elliot não morreu! A sua música é composta por excelentes arranjos, perfeitas letras (poesia), acompanhadas dos obsidiados arrepios e das indispensáveis lágrimas que o seu perfeito dedilhar e melífera voz provocam. Estamos perante perfeição. A par de Buckley e Kobain, Elliot é mais um dos mitos perdidos pela década de 90. Imagino uma super banda composta por estes três...
8,5/10

5 comentários:

A disse...

Eu, que ando a ouvir este disco, sou porque sempre fui uma apaixonada de Elliot Smith...

(mas nunca misturaria Cobain e Buckley... o Buckley simplesmente não é e nunca foi deste mundo... é um anjo...)

Muito bom, Jorge.

Jorge Oppenheim disse...

A piada seria mesmo essa! Ver qual seria o resultado! sim o Buckley é algo inexplicável... :)

By the way, n posso ver o teu blog...

A disse...

By the way.... preciso do teu mail para te enviar o convite.

:)

Bem, e já que era na brincadeira, acrescenta aí o Michael Hutchence, que embora não faça parte das minhas preferências, era um ganda maluco!

Tudo malta suicida...

Shumway disse...

Muito bom.
O gajo ainda tinha coisas perdidas.

Strumer disse...

um album pelo qual sinto uma certa urgencia em ouvir;) um excelente escrito e cantor..belas e serenas músicas que este rapaz ja nos habituou.