domingo, maio 06, 2007

Quando finda verdadeiramente a Academia?

Será que quem acabou o curso sem nunca sequer ter ido a Coimbra acabou-o realmente?

4 comentários:

A disse...

Perdoa-me a arrogância (de quem por lá "passou"), mas o facto de se tirar um curso fora de Coimbra sem nunca lá ter ido não equivale o mesmo curso de quem lá viveu.

Os estudantes que não tiraram o seu curso em Coimbra serão sempre vistos como estudantes que não de Coimbra. E por isso, nunca entenderão o que é pertencer àquela cidade.

Entenderão outras coisas, concerteza. E sim, terão concluido o seu curso (provavelmente com maiores louvores). Coimbra não tem lições a ensinar aos de fora. Apenas aos que por lá passaram.

:)

Jorge Oppenheim disse...

Não discordo de ti. Não posso discordar. Obviamente são casos diferentes. Não posso comparar um estudante de Coimbra com um outro estudante qualquer...Nem o quero fazer!

Contudo, e desculpa-me o pretenciosismo, não estudei em Coimbra e apesar de não me querer comparar a um estudante "Coimbrão", como tuno que fui (aliás sou, e provavelmente serei sempre), a minha vivência foi também intensa. Por vezes, talvez, até demais.
Por acaso a tradição/praxe académica que me foi ensinada foi a coimbrã. Fui a (praticamente) todas as Queimas e Latadas. Actuei inclusive em Coimbra, um dos melhores momentos que passei durante o curso. Daí a minha relação com Coimbra. Mas sei, e com pena, que não fui "estudante de Coimbra". De todo o modo aprendi umas breves noções sobre o que é estudar em Coimbra, e como eu existem outros. Mas sei que são as excepções.
Coimbra foi minha professora muitas vezes - e ao que parece passei com distinção! :p

Quando falo de "Academia" não o faço inocentemente...não me refiro apenas à Universidade...

Quanto a mim, não sei se alguma vez acabarei a Academia. A universidade, infelizmente, já lá vai.

:)

A disse...

Agora que já me passou a ressaca (lol)... pois... a Academia não se finda em Coimbra, e ao contrário do que muitos pensam (e mal) não se restringe ao ensino superior.

Devemo-nos ter encontrado, cruzado. Também fui tuna e guardo desses momentos (dos que me consigo lembrar, pois foram muitos, demasiados)como alguns dos melhores momentos da minha vida.
Entre outros.

Costumávamos brincar com o facto de muita gente apenas sair de casa na altura da Queima das Fitas. E eram estudantes de Coimbra.

Obviamente toda a gente aprende alguma coisa se por lá passar, mas o ambiente é restrito, muito mesmo, e nada terá a ver com elitismos ou rivalidades.
Vai do simples facto de nos trajarmos todas as semanas como forma de igualdade até à atmosfera de uma cidade feita à medida dos tais verdes anos.

A Saudade é terrível, mata-se a cada regresso, inunda-nos a cada chegada... mas o caminho segue sempre, na certeza de que grande parte das maiores lições de vida foram ali aprendidas. É indescritível... para mim, é a cidade do Amor. E será sempre.

Beijinhos, J.

A disse...

Coimbra é uma lição
de sonho e tradição
O lente é uma canção
e a lua, a faculdade.

O livro é uma mulher,
só passa quem souber
E aprende-se a dizer

Saudade....

Esta, cantei-a muitas vezes :)