segunda-feira, março 26, 2007

El Laberinto del Fauno (2006)

É verdade que nos campos técnicos, como a fotografia ou a caracterização (com algumas excepções) o filme está realmente acima da média, até pelo facto de estar longe do budget de grandes produções. No entanto, perde imenso pelo argumento - ele próprio um (mau) labirinto. É algo confuso, a articulação entre as duas histórias - o mundo real e o fantástico - é mal conseguida, a alusão à guerra civil espanhola e ao regime franquista é confusa e demasiado simplista, as personagens são por vezes algo vazias e a moral (ou pelo menos o caminho que nos leva a essa moral) é talvez forçada. Del Toro procurou o filme inaudito, mas não o conseguiu!


6,5/10

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que reduzir o filme à sua qualidade técnica é um pouco injusto (e simplista...:P) e discordo completamente desse ponto de vista.

Gostaria que me explicasses melhor em que sentido é que a articulação entre as duas histórias (mundo real e o fantástico) é mal conseguida, e porque é que a alusão à guerra civil espanhola e ao regime franquista é confusa e demasiado simplista.

Tudo o que se passa no mundo fantástico é um reflexo da cruel realidade que é a vida de Ofélia. O pai da rapariga morreu, a mãe está a morrer e devido à situação difícil em que se encontrava teve que casar-se com um fascista, que oprime ambas. Devido a ler muitos livros de fantasia e à situação difícil que vivia, Ofélia refugiou-se num mundo imaginário que não era mais que um espelho do mundo real.

A guerra civil e o regime franquista são apenas o pano de fundo da história e servem de apoio à história principal que é o imaginário de Ofélia.

Acho que o filme está muito bem conseguido e considero-o o melhor de 2006. Mas obviamente compreendo que haja pessoas que, ou por não gostarem deste género de filme ou por outra razão qualquer, não tenham captado a real essência do filme... :P

Jorge Oppenheim disse...

Real essência aos teus olhos, obviamente! lol tendo em conta a REAL essÊncia do As Vidas dos Outros sou compelido a afirmar que este é bem melhor que o Labirinto de Fauno.

Mas atenção, apesar de nestas notas que fiz sobre o filme ter apenas apontado o q me pareceu pior, eu não desgostei do filme, embora o considere sobrevalorizado pelo que tenho lido, contudo é um bom filme - 7/10!
Depois (sábado) logo te explico melhor o porquê das minhas algumas críticas ao argumento...:)